Conheça o novo

Centro de Prevenção da Cegueira por Diabetes

Oferecendo a comunidade acompanhamento evolutivo e tratamento aos pacientes que possuam diagnóstico de diabetes com objetivo de prevenir o impacto na visão causado pela Retinopatia Diabética.

Médicos Responsáveis:

Dr. João Borges Fortes Filho

CREMERS: 07450

Dr. Humberto Lubisco Filho

CREMERS: 08623

Responsável Nutricional

Dra. Aline Gamarra Taborda Flesch

CRN2 6330

Objetivos do Centro:

COLABORAÇÃO PROFISSIONAL

Colaboração com os médicos endocrinologistas ou de outras especialidades que os pacientes inscritos no CPCD já possuam no sentido de melhorar o controle glicêmico do paciente diabético visando prevenir e/ou retardar o aparecimento das várias complicações pertinentes ao diabetes, com foco principal na prevenção da RD.

ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

Oferecemos médicos especialistas que o paciente diabético possa vir a necessitar fazendo parte dos sistemas de convênios parceiros da SULVISION e do SISTEMA DE OFTALMOLOGIA INTEGRADA ou por indicação a profissionais parceiros destas prestadoras de serviços na área médica.

PREVENÇÃO DE COMPLICAÇÕES

Prevenção de complicações agudas do diabetes, promovendo mudanças no estilo de vida dos pacientes registrados no CPCD, incluindo um aumento de sua atividade física e na rotina e na reorganização de seus hábitos alimentares.

MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA

Promovemos melhora da qualidade de vida dos pacientes do CPCD em todos os seus aspectos: físico, psíquico, familiar, social e profissional.

avaliação nutricional individualizada

Realizamos uma avaliação nutricional individualizada para cada paciente do CPDC.

programas preventivos

Avaliamos a adesão dos pacientes aos programas preventivos por meio de parâmetros laboratoriais e nutricionais.

Padrão de consumo alimentar

Identificar o padrão de consumo alimentar da população através de questionário de frequência e de consumo alimentar (QFCA).

Instituições Parceiras:

SULVISION SERVIÇO DE OFTALMOLOGIA:

A SULVISION SERVIÇO DE OFTALMOLOGIA, CNPJ 06.028.288/0001-99, é uma empresa prestadora de serviços na área médica focada exclusivamente na Oftalmologia. Sua meta é prestar atendimento de modo integral, por meio da prevenção de doenças oculares, através de consultas, de exames diagnósticos subsidiários e de tratamentos clínicos ou cirúrgicos resolutivos.

A SULVISION está integrada de várias maneiras ao HOSPITAL ERNESTO DORNELLES (HED) onde, desde o ano 2000, vem promovendo ações de modo sustentável e inovador. A SULVISION presta assistência oftalmológica integral aos conveniados da AFPERGS, VERTE SAÚDE e aos pacientes do IPE, além de servir a vários outros convênios regionais.

Nossos resultados como empresa prestadora de serviços na área da Oftalmologia, nos permitiram evoluir melhorando e ampliando nossa área de atuação junto ao HED, incluindo outros projetos ainda em desenvolvimento, como: a instalação de um consultório oftalmológico para atendimento de urgências dentro da Emergência do HED e a criação de um curso de formação de especialistas em Oftalmologia credenciado pelo MEC e funcionando dentro das instalações do HED.

Missão:
“Desenvolver e proporcionar ações de saúde em Oftalmologia, com qualidade, sustentabilidade e responsabilidade social.”

SISTEMA DE OFTALMOLOGIA INTEGRADA:

O Sistema de Oftalmologia Integrada CNPJ 19.970.427/0001-40, fundado em janeiro de 2012, na cidade de Bento Gonçalves na Serra Gaúcha, é formado por uma Rede de Clínicas voltadas exclusivamente à Oftalmologia, direcionadas a prestar um atendimento de modo integral, por meio da prevenção, de diagnósticos e de tratamentos clínicos ou cirúrgicos resolutivos.                

Atualmente, nos situamos em 3 grandes pólos de saúde: Serra Gaúcha, Porto Alegre e Região Metropolitana de Porto Alegre, promovendo, de modo sustentável e inovador, a gestão de recursos na assistência oftalmológica onde somamos mais de 5 mil consultas e de mais 200 procedimentos cirúrgicos mensais.

Com atendimentos conveniados aos Planos de Saúde e ao Sistema Único de Saúde, além de atendimento à pacientes particulares, adquirimos uma ampla visão sobre a saúde ocular no Rio Grande do Sul.

Nossa experiência no mercado e nossos excelentes resultados como empresa prestadora de serviços na área da Oftalmologia nos permitem, agora, ampliar nossa área de atuação.

Missão:
“Promover o bem estar, através de ações em Oftalmologia, tendo a preferência de nossos clientes por ser uma Instituição segura, ética e resolutiva, que busca constantemente melhorar a qualidade de tudo que faz.”

DESEJO SER PARCEIRO TAMBÉM!

*Retornaremos assim que possível

CORPO CLÍNICO:

Será formada uma equipe multidisciplinar para realizar atendimento integrado ao paciente do CPCD, uma vez que a abordagem multiprofissional é considerada a ideal para o atendimento ao diabético devido à complexidade da consulta, que deve abordar muitos detalhes do tratamento medicamentoso, dietoterápico e educacional destes pacientes na prevenção das complicações crônicas. A equipe em questão será composta por:

Oftalmologistas:

Os médicos oftalmologistas do CPCD serão os profissionais responsáveis pela seleção inicial dos pacientes portadores de diabetes que ingressarão no projeto do CPCD por vontade própria. Os oftalmologistas avaliarão as condições de visão, sintomas e a existência ou não de lesões retinianas nestes pacientes com história de diabetes e tomarão as medidas para a orientação do paciente, caso a caso.

Além de danos na retina, os oftalmologistas irão avaliar outras alterações oculares causados pelo diabetes como a formação de cataratas, glaucoma e estrabismos por paralisias musculares.

Sabe-se que os danos na visão decorrentes da retinopatia diabética não ocorrem imediatamente após o início da doença, mas sim em decorrência das alterações glicêmicas ao longo dos anos, por isso há esta necessidade de um acompanhamento evolutivo permanente e integrado.

Endocrinologistas:

Os médicos endocrinologistas são os responsáveis por diagnosticar, tratar e acompanhar evolutivamente os pacientes portadores de diabetes.Todos os pacientes originados dos serviços da SULVISION e do SISTEMA DE OFTALMOLOGIA INTEGRADA que tiverem história de diabetes ou apresentarem alterações oftalmológicas relacionadas ao diabetes serão orientados a se inscreverem no programa do CPCD, aqui apresentado.

Caso o paciente relate que não tem um médico responsável pelo seu atendimento, o CPCD fará um contato e o encaminhamento deste paciente a um dos médicos endocrinologistas conveniados com as respectivas empresas ou haverá encaminhamento deste paciente para a avaliação por médicos endocrinologistas parceiros do CPCD.

O CPCD criará uma via de contato entre o paciente e seu médico endocrinologista ou com o médico atendente do paciente informando sobre sua condição oftalmológica atual bem como sobre o monitoramento de suas atividades físicas e nutricionais.

Nutricionistas:

O CPCD disponibilizará profissionais da área da nutrição para avaliar o estado nutricional e as necessidades dietéticas específicas de cada um dos pacientes ingressados no CPCD, através de um planejamento individualizado de acordo com a realidade de cada paciente.

Os nutricionistas do CPCD, também, programarão exercícios consistentes com os requerimentos nutricionais de cada paciente, fornecendo acompanhando evolutivo, monitorando os controles glicêmicos do paciente e, assim, atuando diretamente na prevenção das complicações gerais e retinianas relacionadas ao diabetes.

Outros profissionais de apoio:

Outros profissionais que poderiam vir a participar de apoio ao projeto do CPCD serão, psicólogos, nefrologistas e cardiologistas entre outros, que seriam contatados sempre que necessário.

DESEJO SER PARCEIRO TAMBÉM!

*Retornaremos assim que possível

Open chat